Comunicação entre a DragonBoard 410C e o Azure

Azure e DragonBoard 410CPara comunicar com o Azure, no Visual Studio temos a praticidade de conectar automaticamente o chamado Connected Services, que é um plugin instalado através do Nuget. Através do Connected Services, conseguimos selecionar qual o IoT Hub de uma conta no Azure iremos utilizar para a comunicação com a nuvem.
Ao instalar o Azure IoT Connected Services, automaticamente é criado um arquivo com a string de conexão do IoT Hub do Azure e dois métodos, um para enviar os dados para a nuvem e outro para receber dados da nuvem. Na atual etapa de nosso projeto, estamos utilizando apenas a comunicação dispositivo-com a  nuvem. Tornando simples a comunicação da DragonBoard com o Azure.
DragonBoard e Azure

  • Através de um IoT Hub, recebemos os dados enviados pelo DragonBoard em formato JSON.
  • Crie um serviço de servidor MS SQL Server ou com a base de dados de sua preferência, onde será hospedado o banco de dados.
  • Crie a tabela, com os campos que serão recebidos no Stream e enviados para essa base. É interessante usar essa tabela como uma STAGE, para que posteriormente os dados possam ser trabalhados dentro de um ETL.
  • Utilizando o Stream Analytics job, configuramos o recebimento dos dados do IoT Hub e transportamos para a base de dados, no caso um MS SQL Server.
  • Utilizando o Stream Analytics job, para transportar os dados recebidos no Iot Hub dentro de um pacote JSON, para o nosso deposito de dados, no caso será um MS SQL Server. O primeiro passo é configurar a entrada desses dados, dentro do Stream Analytics job. Nesse caso, a nossa entrada de dados é o IoT Hub. Clicando em Imputs, selecionando as entradas já existentes dentro da plataforma. Nesse caso, apontamos para o Iot Hub.
  • O passo seguinte é bem parecido, porem clicando em output e apontando para a base de dados que será utilizado.
  • Aqui o primeiro passo é criar a QUERY, onde definimos de onde e para onde irão os dados.
  • Clicando em Query. Utilizando o padrão SQL, selecionamos os campos recebidos no input e direcionamos para output.